sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A Guerra Interna


A Guerra Interna

Considero como Guerra Interna nosso estado de “fora de centro”, ou seja, toda a vez que nos encontramos ansiosos, depressivos, assustados etc... Esse estado é um estado de fora  de presença onde a paz simplesmente some e entramos na Guerra.

Estar na Guerra não é de todo o mal. A Guerra é uma mestra para o Guerreiro Interno e é considerada de tal forma pois o Guerreiro já compreendeu que se ele está em guerra é por que precisa ainda integrar alguns ensinamentos, pois se já os tivesse integrado não perderia mais o seu centro nesta esfera de aprendizado. 

Guerreiro Interno, Arjuna, etc... são representações de nosso Ego Consciente, aquele que tudo observa. Sem esse observador acordado fica impossível integrar os ensinamentos da Guerra. 

Para mim, quando Arjuna entra na Guerra no Bhagavad Gita é como se o Ego Consciente estivesse começando a acordar. O Eu observador começando a reconhecer guerra interna e integrar os conhecimentos através dos preciosos ensinos de Krisna, Seu Mestre interior, seu Guruji, sua intuição. 

Então, esse Ego Consciente aproveita os estados de Guerra e os aceita, criando por meio desta virtude a possibilidade de observar de frente o “inimigo”. Através desta observação ele analisa e compreende esse soldado do exército do eu inferior, o que ele esta fazendo ali, a serviço de quem está e o que ele causa. Perante esse compreendimento pode então fazer uma escolha consciente e não dar mais ouvidos a essa voz, ele escolhe, pelo livre arbítrio, colocar sua energia nas virtudes da alma, as quais sustentarão novos comportamentos e esses por sua vez farão a guerra ir diminuindo, prepararando o campo para que as graça de Divina chegue trazendo a tão sonhada paz!

É por isso que costumo dizer que acredito que o caminho do Guerreiro é a Paz!!!

Namastê

Fernando Belatto

Um comentário:

  1. Lindo Post. Num momento em que estou precisando me abriu os olhos para ler o Guita. Já o possuo numa versão comentada, mas ainda não havia tido um interesse grande de o ler. Caminho aberto. Abraço. Belo Trabalho.

    ResponderExcluir