quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Graduação na Artes-Marciais x Graduação nas Nossas Vidas


A Graduação na Artes-Marciais x Graduação nas Nossas Vidas

Olá queridos Guerreiros do Coração, 

Gostaria de dividir com vocês a forma que percebo, este momento tão importante para alguns que praticam artes-marciais: o momento da Graduação. Aproveitar também e fazer uma “comparação” com os períodos de evolução em nossas vidas, os quais também somos graduados. 

Percebo que no mundo das Artes-Marciais, muitos começam a treinar e logo acabam se entregando para aquela parte dentro que diz: Eu quero ser faixa preta, eu quero, eu quero. E, desta forma a faixa preta vira o alvo e não a recompensa. Percebo que ai ocorre um grande desvio. 

É claro que receber uma faixa preta é uma honra muito grande, mas esse momento deve ser apenas uma consequência da sua consciência marcial já adquirida nos momentos passados de treino. É apenas a materialização de seu mundo interno. E pra falar a verdade, quando chegamos lá é que cai a ficha de que não sabemos nada... a Vida é muito maior do que podemos imaginar....

Gostaria de chamar atenção a um fato muito importante no processo de graduação de Artes-Marciais e que percebo poucos professores dando ênfase, o fato de que a graduação na Arte-Marcial ensina o desenvolvimento da sua própria vida...

Se um faixa-branca quer logo estar na azul e não honra, não respeita a sua faixa, então, este fica mais tempo ainda na faixa-branca, isto porque ele não vive o momento presente e os aprendizados necessários nesta esfera do trabalho. Cada grau tem algo a nos ensinar. Eu sinto que nós, deveríamos esquecer a faixa, ou melhor, esquecer essa necessidade que querer estar lá, querer, querer e mais querer... Isso apenas deixa agente vivendo no futuro e mais afastado da nossa verdadeira meta. 

Se ao invés disso pudermos nos concentrar no momento presente e aproveitar o momento seja ele qual for, que maravilha, poderemos assim nos desenvolver nesse estágio dando o nosso melhor, aplicando a nossa qualidade Master e quando menos perceber já estaremos lá, a faixa irá apenas materializar essa consciência interna. 

Quando falo que a graduação em uma Arte-Marcial não é diferente do que na vida é muito neste aspecto. Por exemplo um bebê. É necessário ele passar por todos os momentos de desenvolvimento motor até ficar de pé. O bebê, ainda por sua ausência de um Ego forte, não se preocupa em andar logo, e desta forma vive cada fase do desenvolvimento de forma inteira e assim sua musculatura e sistema nervoso vai sendo desenvolvida e quando menos percebe já esta andando. Esta ausência do querer Egoico te leva mais rápido a meta. 

Não é diferente em nada, na sua vida, no seu trabalho, no seu namoro... Tudo é treino e tudo desenvolve a consciência... Este é o “Do” das artes marciais, o caminho!

Percebo que este tem a ver com ensinamento dos grandes mestres iluminados que dizem que quem "quer" de fato a iluminação é o Ego... E desta forma a iluminação, o Samadhi, seria também uma consequência do caminho trilhado... 

Luz a todos. 

Que o Divino Espírito da Arte-Marcial nos ajude a despertar nossa consciência e resgatar a luz para as coisas mais simples da vida!

Fernando Belatto


Um comentário:

  1. Adorei o post !

    Sexta ,eu pequeno judoca de 4 anos recebeu sua segunda faixa no judo !

    Fiquei tão emocionada !

    ResponderExcluir