sábado, 6 de outubro de 2012

As artes marciais e o equilíbrio das polaridades


As artes marciais e o equilíbrio das polaridades

por: Júlio César de Castro

Os benefícios que as marciais proporcionam a partir de sua prática podem ser muito variados, alguns são facilmente percebidos pela maioria, como, por exemplo, a saúde física, o controle emocional e o desenvolvimento da coordenação motora. Porém, existem outros benefícios que normalmente não são percebidos pela maioria dos praticantes e amantes das artes marciais, por que, na maioria das vezes, acontecem a nível inconsciente e energético.

De acordo com a antiga sabedoria oriental, que inclui a sua medicina milenar, todos têm dentro de si as duas polaridades das características: masculina (Yang) e da feminina (Yin). E também que, normalmente uma delas é mais acentuada em um determinado indivíduo, apresentando como resultado final características muito diferentes (note que não estou falando de sexo). Yin e Yang podem representar muitas coisas distintas, na verdade no seu entendimento mais amplo, representam as polaridades de todas as coisas deste plano, que naturalmente são duais.

 Porém, focando no principal objetivo deste artigo, podemos representar essas polaridades como a agressividade (masculino) e a passividade (feminino) que estão presentes em todos. Eu sinceramente acredito que ninguém deva se adequar a nenhum tipo de rótulo, pois o que somos está muito além das palavras e dos padrões. Apenas usarei esses exemplos apenas para facilitar o entendimento deste conceito. 

Alguém predominantemente Yang, tende a ser mais impetuoso, mais prático e até agressivo em algumas ocasiões. Enquanto alguém predominantemente Yin, tem a tendência em ser mais reservado, subjetivo, chegando a ficar apático em situações de alto estresse. Em qualquer um dos casos, os resultados para quem é muito agressivo e para quem é muito passivo, podem ser pouco interessantes. A sabedoria e a medicina oriental ainda dizem que para obter saúde e resultados de vida mais interessantes, é fundamental encontrar o equilíbrio dessas polaridades. Ou seja, neste ponto de equilíbrio, o agressivo e prático fica mais dócil e sensível, enquanto o apático e reservado fica mais ativo e objetivo, por exemplo.

É exatamente neste ponto que as artes marciais podem funcionar como grande ferramenta, pois, um dos benefícios que ela pode proporcionar é exatamente o equilíbrio dessas polaridades. Existe um lindo paradoxo nos resultados da sua prática, enquanto por um lado a agressividade e a hiperatividade são acalmadas, por outro a passividade exagerada e a apatia são afastadas. Em uma das extremidades do polo a fera é adestrada e controlada, enquanto na outra ela é resgatada e colocada para fora, alinhando o praticante das artes marciais com a perfeita Lei do equilíbrio que permeia nosso mundo.

Até o próximo artigo.

Oss

Nenhum comentário:

Postar um comentário