terça-feira, 27 de março de 2012

Contos - O Mestre e a Carroça

Um Imperador, sabendo que um grande sábio do Zen estava às portas de seu palácio, foi até ele para fazer uma importante pergunta:

- Mestre, onde está o Eu? 

O mestre então pediu-lhe: 
- Por favor traga-me aquela carroça que está lá. 

A carroça foi trazida. O sábio perguntou: - O que é isso?- Uma carroça, é claro, - respondeu o Imperador.

O mestre pediu que retirasse os cavalos que puxavam a carroça. Então disse: - Os cavalos são a carroça? - Não.

O mestre pediu que as rodas fossem retiradas. - As rodas são a carroça? - Não, mestre.

O mestre pediu que retirassem os assentos. - Os assentos são a carroça? Não, eles não são a carroça. 

Finalmente apontou para o eixo e falou:
- O eixo é a carroça?
- Não, mestre não é. 

Então o sábio concluiu: 

- Da mesma forma que a carroça, o Eu não pode ser definido por suas partes. O Eu não está aqui, não está lá. O Eu não se encontra em parte alguma. Ele não existe. E não existindo, ele existe.
Dito isso, ele começou a se afastar do surpreso monarca. Quando estava já afastado, voltou-se e perguntou-lhe: 

Onde Eu estou?




Nenhum comentário:

Postar um comentário