quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Jiu-Jitsu com Aikido - A integração dos Pólos


Olá amigos, 
Antes de mais nada gostaria de agradecer ao Budo, esse caminho maravilhoso das Artes-Marciais, por cada dia me ensinar um pouco mais e mostrar que tudo é uma coisas só, que não existe uma Arte-Marcial melhor que a outra, que todas possibilitam o caminhar (Do) e, que cabe ao Sensei trabalhar a consciência dos alunos para que pouco a pouco esse caminhar vá gerando os frutos maduros da presença e as virtudes guerreiras dentro de cada praticante. 

No final de semana passado tive o privilégio de participar de um curso extensivo de Artes-Marciais que aconteceu nos prédios da Faculdade de Educação Física da FMU, e que foi muito bem ministrado pelo Shihan Prof. Marcelo Tadeu Fernandes Silva, representante da Associação Massanao Ueno de Aikido e que é filiada a Takemussu kai japonesa.

O assunto levado em pauta pelo Shihan foi o da horizontalidade e a verticalidade nas Artes-Marciais. Através de um estudo bem embasado sobre a evolução da nossa espécie, utilizando com base a teoria Darwiniana e estudos científicos que mostram o desenvolvimento de todo o nosso sistema nervoso desde o cérebro reptiliano, sistema límbico e néo-córtex, pudemos estudar, dividir e compreender esses dois pólos aparentemente diferentes mas que na verdade se complementam e que cabe a cada um de nós integrá-los.

Vou colocar abaixo algumas reflexões que o curso me trouxe, baseado em  experiências já vividas e percepções pessoais de como vejo o caminhar, o Do das Artes-Marciais. Boa leitura a todos!

Obs.: Vale a pena ressaltar que neste encontro estávamos mais ou menos em umas 15 pessoas e que eu era o único representante das lutas de solo, no caso, o Jiu-Jitsu. Devo confessar que foi muito bacana, pois não somente o pessoal da Takemussu Kai mas como também o grupo de Miranda Sensei ( Tenti Dojo ) presentes, mostraram-se estar muito abertos para a horizontalidade. Eu acho isso maravilhoso pois acredito muito nessa integração... Quem me conhece sabe que mesmo eu sendo do Jiu-Jitsu, tenho uma profunda reverência por Morihei Ueshiba (Fundador do Aikido) e estou muito feliz também de ver Aikidoístas abertos para os conhecimentos de chão, para o Flowing Jiu-Jitsu.

Jiu-Jitsu com Aikido - A integração dos pólos

O princípio da horizontalidade nas artes-marciais é representado pelas técnicas de solo, como o Jiu-Jitsu. O princípio da verticalidade é representado pelas artes que utilizam como predominância as técnicas nas quais os praticantes, na maioria do tempo, se encontram de pé, como por exemplo o Aikido. 

Por agora, gostaria de destrinchar um pouco mais esse princípio da horizontalidade... 

Eu vejo esse princípio de 2 formas: internamente ( autoconhecimento / espiritualidade) e externamente ( relativo ao mundo material / físico  ). Os dois se complementam, um leva para outro.

Essa horizontalidade remete ao lado mais instintivo e básico do ser humano. O treino de uma prática como a do Jiu-Jitsu por exemplo, onde a maioria dos movimentos se encontram no solo e são baseados em movimentos de répteis e mamíferos, faz com que tenhamos contato com um lado mais instintivo realmente, mas vejo que isso não tem nada a ver diretamente com violência, pelo contrario, acredito que se bem orientado, essa consciência dos nossos lados mais instintivos e primitivos podem vir a ser uma ótima ferramenta para o nosso autodesenvolvimento, nos levando muitas vezes a termos resgates de memórias antigas, da infância e que se bem trabalhadas e integradas podem nos trazer uma abertura no coração e um aumento da consciência, tanto corporal quanto espiritual. 

A horizontalidade traz a Terra e o Fogo, não é a toa que lutadores de Jiu-Jitsu são mais massudos, normalmente com o corpo trabalhado. É naturalmente uma prática que desenvolve a musculatura do corpo como um todo.

A verticalidade, por outro lado, traz o elemento ar, e água... Remete a um estado de consciência mais elevado, mais espiritual. Porém, no meu modo de ver, precisamos tomar muito cuidado para não vestirmos uma máscara de espiritualidade. Da mesma forma que percebo muitos lutadores de Jiu-Jitsu com esse estereótipo de Pitty Boy, passando um ar de violência, também percebo no meio do Aikido, muitos lutadores com esse ar de espiritualidade, inclusive, julgando outras artes como não espirituais. Muita calma nessa hora...

Pelo menos no meu ponto de vista, todos os caminhos tem a sua devida importância e seria muito legal se "abríssemos o leque" e pudéssemos treinar mais artes-marciais.
Na minha visão o Budo é uma coisa só na qual o princípio é nos levar de volta a essência daquilo que nós somos, o Amor.

Em muitas linhas psicológicas, bem como em muitos trabalhos de autoconhecimento, encontramos teorias que dizem que devemos mergulhar na nossa infância, que é lá que devemos resgatar e integrar dores profundas que nos fazem, na vida atual, repetir atos que nos levam ao sofrimento. 

Morihei Ueshiba, como Jigoro Kano, ambos, antes de criar suas próprias Artes-Marciais, treinaram bastante o Ju-Jutsu, então, tiveram oportunidades para mergulhar nesse lado mais instintivo...

Não quero dizer de jeito nenhum que deveria ser uma Regra treinarmos as duas artes mas sim que seria muito rico e interessante estarmos abertos para tal possibilidade.

Eu, para ser sincero, apenas começei a treinar o Aiki, mas agora, gostaria de me comprometer e dar uma passo a mais em relação a esse maravilhoso caminho da Harmonia. 

Que assim seja!

Um grande abraço a todos os Artistas-Marciais e que possamos caminhar no sentido do verdadeiro Budo!

Namastê

Fernando!


Segue uma fotinho do Pessoal!!!

7 comentários:

  1. Muito legais as suas observações Sensei! Infelizmente não pude ir nesse segundo módulo, mas devo dizer que é mesmo um risco essa coisa de esteriotipar uma arte em detrimento de outras... Parabéns pelas reflexões e viva todas as formas marciais... Cinthya

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando Bellato, excelente exposição. Muito interessante sua abordagem.

    Ribamar

    ResponderExcluir
  3. Olá Sensei Fernando. Tenho lido e relido este seu texto, sempre que me lembro dele. Sou praticante de Aikido e sigo no caminho inverso ao seu. Desde a primeira vez que li o seu texto a idéia ficou plantada.Depois de atingido a faixa preta em Aikido, agora estou praticando Jiu Jitsu. De fato comprovo suas constatações. Estas artes se integram. A horizontalidade com a verticalidade se complementam de modo a temperar as experiências e as visões corretas das artes. Parabéns por sua visão peculiar.
    Ribamar Lopes
    http://mussubi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ribamar! Vamos caminhando nesta integração!

      Um grande abraço

      Fernando Belatto

      Excluir
  4. Fernando bom dia ! Sempre tive está duvida e está duvida me gerou muita curiosidade de unir estes dois caminhos . Eu pratico aikido desde 2012 e sempre quis unificar estas duas artes . E ontem tive a oportunidade . Fiquei muito feliz com o seu texto .
    E espero atingir este caminho para minha vida inteira .
    Osu ! Domo Arigato Gozaimashita

    ResponderExcluir
  5. Sensacional, simplesmente sensacional o seu texto! Era exatamente isso que eu procurava há tanto tempo e encontrei. Sensei Fernando, continue com essa mentalidade aberta e em busca das melhorias das artes, são pessoas como vc que nós da força pra acreditar que tudo pode melhorar. Sou praticante de jiu-jitsu e estou iniciando no aikido. Mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir